Calebe a verdadeira história segundo a Bíblia

Calebe a verdadeira história segundo a Bíblia

Calebe é um personagem bíblico mencionado no livro de Números, capítulo 13. Ele foi um doze espias enviados por Moisés para explorar a Terra Prometida. Calebe era da tribo de Judá e foi escolhido junto com Josué para liderar a missão de espionagem.

Calebe, foi um grande guerreiro bíblico da tribo de Judá, é conhecido por sua liderança e respeito dentro da comunidade. Embora sua ascendência exata seja motivo de discussão e pesquisas, sabemos que seu pai era conhecido como o Quenezeu, possivelmente descendente de Quenaz, um dos povos nômades que peregrinavam no deserto do Sinai, assim como o restante das doze tribos de Israel, como podemos ver em Gênesis no capítulo 36, e versículo 15.

Calebe foi escolhido e nomeado diretamente por moisés, para representar a tribo entre os espias na missão de reconhecimento da Palestina, ao lado de Josué e outros dez espias, demonstrando assim que ele possuía habilidades de liderança, como descrito em Números, no capítulo 13, versículo 6. Mais tarde, ele foi um dos responsáveis por dividir a terra em territórios tribais, como podemos ler no livro de Josué no capítulo  21, e versículo 12.

Calebe pertencia a tribo de Juda?

Nas sagradas escrituras no livro de Josué no capítulo 15, e verso de número 13, é mencionado que Calebe tomou posse da sua herança da terra, no meio dos filhos de Judá, dando a entender nesse sentido que ele não pertencia naturalmente às pessoas dessa tribo dos israelitas.

No entanto, os descendentes de Calebe ainda eram pessoas respeitadas em dentro da tradição dos filhos de Judá, no tempo em que reinou o Rei Saul e posteriormente o grande servo do Senhor o rei Davi, como podemos ver no livro de primeiro Samuel no capítulo 25, e versículo 3; a também no capítulo 30, verso 14 do mesmo livro. E falando do Rei Davi, aqui nesse vídeo você poderá conhecer em detalhes, tudo sobre a vida desse grande rei.

Calebe um dos doze espiões israelitas.

A bíblia fala que entre os doze exploradores escolhidos e enviados para investigar a terra abençoada por Deus, e trazer ao povo essas informações, apenas Calebe e Josué exibiram uma fé inabalável no Senhor e acreditaram na sua promessa.

Mas infelizmente os outros dez exploradores insistiram em desmotivar o povo de Israel, relatando que, apesar da prosperidade presente naquela região, havia cidades imponentes e habitantes temíveis vivendo ali, e que aos olhos daquelas pessoas, os israelitas não passavam de insetos.

O texto bíblico segue dizendo que o povo de Israel agiu de maneira desleal a Deus, não depositando confiança em Suas promessas, para conquistar a terra que Ele havia assegurado que seria dada a eles e a sua descendência. A incredulidade dos outros dez exploradores foi severamente punida pelo Senhor Deus, que os fez sucumbir a uma praga devastadora como está descrito no livro de Números no capítulo 14, do verso 36 ao 38.

Deus mostra sua aprovação sobre Calebe

Da mesma forma, Deus demonstrou fielmente a sua aprovação, a atitude de Calebe e Josué com fé em sua palavra. eles foram agraciados com a promessa divina de que desempenhariam um papel crucial na ocupação da terra de Canaã, descrito em Números capítulo 14, versículo 24 ao versículo 30.

Calebe, sendo mais velho que Josué, exercia uma posição de liderança durante a exploração da Terra Prometida e, em algumas ocasiões, é mencionado de forma independente. Calebe tinha 40 anos quando foi incumbido de espionar aquela região, livro de Josué no capítulo 14, versículo 7.

As Sagradas Escrituras atestam a fé inabalável de Calebe, afirmando que ele, seguia fielmente o Senhor, e isso para Deus é mais importante do lhe oferecer sacrifícios, livro de Números capítulo 32, e versículo 12; e em Deuteronômio no capítulo 1, no verso 36, destacando-o como um dos indivíduos que possuíam uma confiança e fidelidade exemplar nas promessas e nos propósitos divinos.

Calebe finalmente entra  na Terra Prometida por Deus

Após se passarem longos quarenta anos de errância no deserto, em virtude da sentença dada por Deus à geração incrédula dos israelitas, Josué e Calebe entraram em fim em Canaã, e desempenharam um papel fundamental na conquista daquela terra.

Depois das campanhas militares de Josué que subjugaram toda aquela terra, demonstrando assim que Deus lutava por Israel, cada tribo recebeu a incumbência de ocupar o território que lhe fora designado por sorteio. Naquele tempo, Calebe já era um homem de idade mais avançada, no entanto mais uma vez ele mostrou-se um exemplo de fé e vigor para toda a nação, ao reivindicar sua herança com firmeza e confiança.

Calebe exigiu tomar posse das terras da região de Quiriate-Arba, nas montanhas do sul, que tempos depois os israelitas renomearam e passou a se chamar Hebrom. Aquela terra era chamada de Quiriate-Arba, pois Arba foi o maior e mais forte homem entre os Anaquins, o povo que ocupava toda aquela região.

Calebe Reivindica a sua Herança

Me dê esta montanha, disse Calebe a Josué, com a voz firme de quem já vira muito e nada temia. Me dê esta terra que prometida está ao meu pé, embora os gigantes ainda assombram seus vales.

Então Calebe com 85 anos, afirmou ao seu companheiro que estava tão forte e disposto da mesma forma como era quando ainda tinha 40 anos de idade, quando Moisés o chamou para o trabalho de espionar aquela região, Josué capítulo 14, do verso 10 ao 11.

Calebe então novamente reafirmou sua confiança no Senhor, declarando que Deus estaria com ele e todos os seus inimigos dentro da terra seriam desapossados daquela terra, livro de Josué capítulo 14, versículo 12.

Desfecho final da História de Calebe

Quando Calebe conquistou Quiriate-Sefer, ele prometeu a mão de sua filha, Acsa, em casamento ao homem que conquistasse aquela cidade, como podemos ler em Josué no capítulo 15, versículo 16; e em Juízes capítulo 1, no verso 12. A oferta de Calebe da mão de sua filha em casamento foi um poderoso incentivo para que seus homens lutassem bravamente e tomassem a cidade.

A mão de Acsa em casamento traria honra e riqueza ao homem que conquistasse Quiriate-Sefer. Otniel, motivado pela oferta de Calebe, liderou seus homens em um feroz ataque que capturou a cidade.

Assim, Otniel tomou Acsa em casamento como descrito no livro de Josué capítulo 15, versículo 17; e em Juízes no capítulo 1, verso 13, Otniel mais tarde tornou-se o primeiro juiz de Israel, indicando que ele era um capaz líder militar que libertou fielmente os israelitas de seus inimigos, segundo o texto sagrado em Juízes capítulo 3, versículo 9.

VEJA TAMBÉM A HISTÓRIA DE CALEBE NO CANAL DO YOUTUBE

Ative o poder da oração em sua vida CLICANDO AQUI

Veja também: História de Josué: Quem foi Josué, amigo de Calebe?
Anúncios