FILHAS DE LÓ: Porque elas DEITARAM-SE com seu PAI LÓ?

Ló, sobrinho de Abraão, decidiu se separar de seu tio e escolheu viver na cidade de Sodoma. Essa escolha mostrou claramente que havia mudado de time, abandonando a fé de Abraão e seus atos de bondade. Deus, então, revelou a Abraão que destruiria completamente Sodoma e Gomorra. Abraão tentou convencer Deus a poupar a cidade, mas não havia justos o suficiente. Apenas Ló e sua família seriam salvos por seus méritos.

Os Anjos em Sodoma

Dois anjos chegaram a Sodoma e foram recebidos por Ló. No entanto, de acordo com as leis da cidade, não era permitido receber visitantes. Logo, uma multidão se juntou em frente à casa de Ló, exigindo conhecer os visitantes. Nesse contexto, “conhecer” significa violar os visitantes contra a vontade deles. Ló oferece suas duas filhas virgens para proteger os anjos, mostrando a gravidade da situação.

A Destruição de Sodoma

Os anjos alertam para que ele e sua família deixem a cidade imediatamente, sem olhar para trás. Porém, a esposa de Ló não consegue resistir à curiosidade e acaba se transformando em uma estátua de sal ao olhar para trás. Sodoma, Gomorra e três outras cidades são destruídas com fogo e enxofre. O que era um lugar espetacular e fértil se torna um grande cemitério.

A Decisão das Filhas de Ló

Ló e suas duas filhas sobreviventes vão para uma caverna no deserto. Acreditando que são as únicas pessoas restantes no mundo, as filhas de Ló tomam uma decisão drástica. A mais velha propõe que elas embriaguem o pai e tenham relações com ele, para garantir a continuidade da humanidade. Na primeira noite, a filha mais velha se deita com Ló e, na noite seguinte, é a vez da filha mais nova.

As Consequências

Ambas as filhas de Ló engravidam de seus próprios pais. A mais velha dá à luz a um filho chamado Moabe, que significa “do meu pai”. A mais nova dá à luz a um filho chamado Ben-Ami, que significa “filho da minha família”. Esses dois filhos têm uma importância fundamental na história bíblica.

Moabe é mencionado no livro de Rute, e Ben-Ami se torna um dos maridos da rainha Naamá, uma das esposas do rei Salomão. Apesar de terem cometido um ato impensável e chocante, as filhas de Ló acreditavam que estavam fazendo a vontade de Deus. Elas pensavam ser as únicas sobreviventes do mundo, assim como Adão e Eva, e precisavam garantir a continuidade da humanidade.

No entanto, os descendentes dessas ações, os povos de Moabe e Amom, acabaram se tornando inimigos de Israel ao longo da história. Essa história nos faz refletir sobre as consequências de nossas ações, mesmo quando tomadas com boas intenções. Às vezes, nossas decisões podem ter efeitos duradouros e negativos.  Devemos sempre buscar orientação e sabedoria em nossas escolhas mediante a luz da palavra de Deus que temos hoje a Bíblia.

Conheça a história de Ló ilustrada no canal Filhos da oração

Aprenda como ativar o poder da oração em sua vida CLICANDO AQUI 

Veja também: História de Abraão – Quem foi Abraão na Bíblia?
Anúncios