ABIGAIL: A História de Abigail na Bíblia com você NUNCA LEU!

 

 

 

 

 

ABIGAIL: A História de Abigail na Bíblia com você NUNCA LEU!

Abigail foi uma figura importante na Bíblia, conhecida por ser a esposa de Nabal, um homem rico da tribo de Judá. No entanto, sua história também ficou marcada pelo fato de se tornar a esposa de Davi, o mais importante rei de Israel. Neste estudo, iremos explorar o que a Bíblia nos diz sobre quem foi Abigail e analisar sua importância. Antes de prosseguirmos, se você ainda não conhece nosso canal, aproveite para fazer isso assim que terminar esse estudo e ative as notificações para receber novos vídeos.

 

A história de Abigail

Primeiramente, é importante ressaltar que existe outra mulher com o mesmo nome na narrativa bíblica, que é irmã do Rei Davi e mãe de Amasa, um guerreiro do exército israelita. Portanto, é fundamental não confundir essas duas mulheres que viveram no mesmo período da história bíblica.

A Bíblia descreve Abigail, esposa de Nabal, como uma mulher bonita, digna e sensata. Por outro lado, seu marido Nabal era rude, mau e ignorante. Ele tratou Davi de forma grosseira, recusando-se a fornecer provisões aos homens de Davi durante a tosquia das ovelhas. Vale ressaltar que Davi estava exilado, fugindo da ira de Saul, e qualquer ajuda ou hospitalidade seria bem-vinda.

 

Nabal acende a ira de Davi

No entanto, Nabal agiu de forma raivosa e insultante com a solicitação de Davi, tratando-o como um usurpador. Esse comportamento provocou a ira de Davi, que decidiu se vingar destruindo tudo o que Nabal possuía. Porém, Abigail percebeu que a atitude insensata de seu marido colocava em risco sua família.

Abigail, então, preparou uma generosa dádiva de suprimentos, como pães, vinho, ovelhas, trigo, passas e figos. Ela entregou esses presentes a Davi e seus homens, usando palavras de reconciliação e sabedoria. Abigail conseguiu controlar a ira de Davi, fazendo-o enxergar a justiça de Deus e evitando que ele derramasse sangue desnecessariamente, cometendo uma injustiça.

 

Nabal acabou morrendo

Davi reconheceu a sabedoria e a intervenção divina por meio de Abigail. Ele agradeceu a Deus por enviá-la ao seu encontro, impedindo-o de fazer mal e vingar-se com suas próprias mãos. Davi reconheceu que se Abigail não tivesse agido com rapidez, Nabal não teria sobrevivido. Portanto, Davi permitiu que Abigail voltasse para casa em paz.

Ao retornar para sua casa, Abigail encontrou seu marido embriagado. No dia seguinte, ela contou a ele tudo o que havia acontecido. Após ouvir as palavras de sua esposa, Nabal sofreu um ataque e, após cerca de 10 dias, acabou morrendo. Ao saber da morte de Nabal, Davi agradeceu a Deus por ter impedido que ele cometesse maldade e por ter feito com que a maldade de Nabal caísse sobre sua própria cabeça.

 

Abigail torna-se esposa de Davi

Após a morte de Nabal, Davi rapidamente propôs casamento a Abigail, reconhecendo a valiosidade dela. Abigail aceitou o pedido de Davi e tornou-se sua esposa. Ela o acompanhou em sua jornada, inclusive quando Davi foi forçado a fugir de Saul.

Em Hebrom, Abigail deu à luz um filho de Davi chamado Quileabe. A história de Abigail nos mostra que ela foi uma mulher pacificadora, prudente e sábia. Ela reconheceu os propósitos de Deus na vida de Davi e, por meio de sua atitude correta, evitou que a maldade fosse cometida. Em meio a uma situação adversa, com um marido insensato e a fúria de um exército, Abigail demonstrou um comportamento conciliador.

 

A importância de Abigail

A história de Abigail nos ensina importantes lições. Podemos refletir sobre seu comportamento sábio e pacificador, que evitou uma grande tragédia em sua família. Por outro lado, podemos também aprender com o perfil de Nabal, um homem imprudente e mau.

Ao considerarmos a natureza de Nabal, podemos recordar das palavras do apóstolo Paulo a respeito do comportamento típico daqueles que são controlados pelas inclinações carnais. No entanto, ao observar o perfil de Abigail, podemos nos inspirar a refletir em nossas vidas as virtudes produzidas pelo Espírito Santo.

É importante nos questionarmos: em nossa vida diária, agimos mais como Abigail ou como Nabal? Devemos buscar agir com sabedoria, prudência e pacificação, assim como Abigail fez. Sua história serve de exemplo para todos nós.

 

Conclusão

A história de Abigail nos mostra como uma mulher sábia, pacificadora e prudente, que soube reconhecer os propósitos de Deus na vida de Davi. Com suas palavras e atitudes corretas, Abigail evitou uma tragédia e protegeu sua família. É importante refletirmos sobre o exemplo de Abigail e buscar agir de forma semelhante em nossas vidas.

Espero que você tenha gostado de conhecer a história de Abigail. Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube para mais conteúdo inspirador. Se você tem vontade de aprender mais sobre a palavra de Deus, recomendamos nosso curso de Teologia totalmente online, com uma linguagem simples e objetiva. Todas as informações estão aqui. Agradecemos sua leitura!

 

Assista também a história ilustrada do Rei Davi no canal Filhos da oração

 

 

Aprenda como ativar o poder da oração em sua vida CLICANDO AQUI 

 

Veja também: Bate-Seba: Davi e Bate Seba (VÍTIMA OU VILÃ)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?