Sara: A história de Sarai como você NUNCA leu!

Sara, que foi a esposa de Abraão e mãe de Isaque, é uma personagem importante no Antigo Testamento. Sua história está registrada no livro de Gênesis. Neste estudo, conheceremos tudo sobre quem foi Sara na Bíblia como você jamais conheceu.

 

O nome de Sara

O nome Sara deriva do hebraico e possui um significado encantador, sendo associado à palavra ‘princesa’. Antes de ser chamada de Sara, o nome da esposa de Abraão era Sarai. O significado exato desse nome é debatido, mas muitos acreditam que também signifique “princesa”. Alguns intérpretes sugerem que, diferente de Sara, Sarai talvez possua uma ênfase particular no sentido de “minha princesa”.

No entanto, o importante é que, em conexão com a aliança de Deus com Abraão, o nome desse casal foi trocado. Abraão passou a ser Abraão e Sarai passou a ser Sara.

 

A importância de Sara na história

A história de Sara ficou conhecida principalmente por ser esposa de Abraão, o principal Patriarca do povo de Israel. Além disso, a Bíblia também informa que Sara era meia-irmã de Abraão por parte de pai.

Não há muita discussão entre os estudiosos sobre como essa informação deve ser interpretada. A maioria dos estudiosos cristãos do Antigo Testamento adotam a interpretação de que Sara era mesmo filha sanguínea de Terá e, portanto, meia-irmã de Abraão.

A história de Sara ganha destaque quando ela e Abraão são chamados por Deus para partir de Ur dos Caldeus e seguirem para a terra de Canaã. Nessa jornada, o nome de Sarai foi mudado para Sara.

 

Sara e a esterilidade

Um dos aspectos mais marcantes da vida de Sara foi a sua esterilidade. Durante muito tempo, Sara enfrentou a tristeza de não poder ter filhos. Essa condição era ainda mais difícil de suportar depois que Deus fez a promessa de que Abraão seria pai.

Desesperada para lhe dar um herdeiro, Sara sugeriu que Abraão tivesse um filho com sua serva pessoal, Agar. Esse costume era comum na antiga Babilônia, onde uma esposa estéril deveria providenciar uma outra mulher para gerar filhos em seu nome.

Apesar de usar um costume da época, Sara também agiu de forma dura com Agar, o que era permitido pelas leis da Mesopotâmia daquela época. No entanto, após muito tempo de espera, Deus cumpriu a promessa e Sara deu à luz a Isaque, o filho da promessa.

 

O fim da história de Sara

Sara enfrentou dificuldades com Agar e Ismael após o nascimento de Isaque. Então, ela ordenou que eles fossem embora. Sara também desejava que Isaque não precisasse dividir sua herança com Ismael.

Após uma vida cheia de desafios, Sara faleceu aos 127 anos de idade. Ela foi sepultada por Abraão na sepultura que ele comprou para a família perto de Hebron, na Cova de Macpela.

 

Sara na Bíblia

Além do livro de Gênesis, no livro do profeta Isaías, Sara é honrada como um poderoso exemplo de fé e confiança em Deus, sendo reconhecida como aquela que deu à luz e estabeleceu a nação israelita.
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo se refere a Sara em duas ocasiões na carta aos Romanos. Ele coloca a questão da esterilidade de Sara como um obstáculo para a fé de Abraão e menciona o casal entre aqueles cuja fé foi contada como justiça. Em outra epístola, Paulo menciona Sara indiretamente numa ilustração sobre a liberdade em Cristo.

O apóstolo Pedro, em sua primeira epístola, também menciona Sara como um exemplo de esposa. Já o escritor da epístola aos Hebreus enfatiza a fé de Sara, colocando-a na famosa “galeria dos Heróis da Fé”.

 

Assista também a história ilustrada de Abraão no canal Filhos da oração

 

Aprenda como ativar o poder da oração em sua vida CLICANDO AQUI

 

Veja também: História de Isaque – Quem foi o pai de Jacó e Esaú? 
Anúncios