A história de Isaías: Quem foi o Profeta Isaías?

Isaías, um profeta nascido em Jerusalém no século 8 a.C., recebeu seu chamado à profecia por volta de 742 a.C., durante o período em que o império assírio estava se expandindo em direção ao oeste, representando uma ameaça a Israel. Isaías se via como um mensageiro de Deus para um povo que havia se afastado Dele.

A visão de Isaías

O primeiro acontecimento registrado na vida de Isaías é a sua visão de Deus e dos serafins que estavam posicionados acima do trono divino. Essa visão o levou a se tornar um profeta, consciente de que era necessário que Deus enviasse um mensageiro para o povo de Israel. Apesar da oposição e incredulidade que ele sabia que enfrentaria, Isaías se ofereceu para ser o servo de Deus e dar voz às Suas palavras.

História pessoal de Isaías

Temos poucas informações sobre a vida pessoal de Isaías antes do seu chamado à profecia. Sabemos que ele tinha um filho chamado Sear-Jasube, cujo nome significa “um remanescente voltará”. Mais tarde, ele teve outro filho chamado Maher-Salal-Hash-Baz, cujo nome significa “quatro palavras: velocidade, estrago, apressar, saque”. Seus filhos foram testemunhas das visões do profeta.

Embora algumas especulações sugiram que Isaías pertencia a uma família aristocrática ou sacerdotal, a sua mensagem era direcionada aos pobres e oprimidos. Ele frequentemente falava com os reis e estava bem informado sobre assuntos públicos. Sua vida foi marcada pela compaixão pelos desprotegidos e pelas vítimas da opressão.

As profecias sobre Jesus

Cerca de um terço dos capítulos do livro de Isaías contêm profecias sobre Jesus Cristo, tanto a respeito de Sua primeira vinda quanto da Sua segunda vinda. Isaías apresenta mais profecias sobre a segunda vinda de Cristo do que qualquer outro profeta do Antigo Testamento.

Algumas das profecias sobre Jesus mencionadas no livro de Isaías incluem:

Ele julgará entre as nações (Isaías 2:4)
Ele será um descendente do Senhor (Isaías 4:2, 11:1)
Nascerá de uma virgem e será chamado Emanuel (Isaías 7:14, 8:8-10)
Ele será uma causa de tropeço e uma rocha que ofende (Isaías 8:14)
O governo estará sobre os Seus ombros e Ele será chamado Príncipe da Paz (Isaías 9:6-7)
O Espírito Santo repousará sobre Ele (Isaías 11:2)
Ele será uma pedra provada, uma pedra preciosa, um alicerce seguro (Isaías 28:16)

Cumprimento das profecias

Muitas das profecias de Isaías encontraram seu cumprimento em eventos históricos posteriores ou na pessoa de Jesus Cristo. Suas profecias sobre a destruição de Babilônia, o retorno do exílio, o nascimento virginal de Jesus, Sua crucificação e ressurreição são apenas alguns exemplos notáveis de suas profecias cumpridas.

Jesus Cristo é mencionado diretamente em mais da metade dos capítulos entre Isaías 40 e 61. O capítulo mais importante em relação à salvação da humanidade é o capítulo 53 de Isaías, que descreve o sacrifício de Jesus pelos pecados da humanidade.

Estilo literário

O livro de Isaías contém uma mistura de poesia e prosa. Isaías usou uma linguagem rica e simbólica para transmitir suas mensagens, utilizando metáforas, imagens vívidas e linguagem poética para capturar a atenção e a imaginação dos ouvintes.

A morte de Isaías

Não temos informações precisas sobre a morte de Isaías nos livros sagrados da Bíblia. Uma fonte apócrifa sugere que ele foi condenado à morte e serrado ao meio por ordem do rei Manassés, um dos piores reis de Israel. No entanto, essas narrativas não são consideradas confiáveis.

Apesar de sua morte, Isaías deixou um legado como um dos grandes profetas de Deus. Suas profecias sobre Jesus Cristo são testemunhas da veracidade de Sua missão e da importância de Sua vinda ao mundo.

OUÇA TAMBÉM AO LIVRO ISAÍAS ILUSTRADO NO NOSSO CANAL FILHOS DA ORAÇÃO

Aprenda como ativar o poder da oração em sua vida CLICANDO AQUI

Veja também: A Mente de Cristo: Conhecendo a Palavra de Deus
Anúncios