Hoje você vai aprender a história completa do Espírito Santo de uma forma que você nunca viu. Vamos explorar quando o Espírito de Deus começou a atuar na Terra, quando Ele parou de agir e quando Ele voltou a agir de uma forma que muitos ainda não conseguem compreender. Fique conosco até o final e você será transformado pelo poder da Palavra de Deus.
O Espírito Santo no Antigo Testamento
Encontramos o Espírito Santo sendo mencionado através de todo o Antigo Testamento, a partir de Gênesis. O apóstolo Pedro nos diz que os profetas antigos foram movidos pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é, simplesmente, Deus. Deus é santo. De fato, apenas Ele é santo em si mesmo. O Espírito Santo, sendo onipresente e invisível, atua entre todos os seres humanos em todas as partes e é capaz de encher os corações dos indivíduos. Quando falamos do Espírito Santo, estamos lembrando a nós mesmos da obra invisível de Deus entre os homens e de Seu poder para ungir, batizar, tornar plenas e habitar as vidas humanas.
A Natureza do Espírito Santo
O Espírito Santo é o próprio Deus agindo na vida dos homens. Deus sempre quis Seu Espírito sobre o homem. Desde o início, a vontade de Deus era ter o Seu Espírito sobre o homem, era viver um relacionamento com o homem. Mas a desobediência fez com que o Espírito Santo de Deus se apartasse do homem.
A Criação de Adão
Deus, quando criou o homem, ou seja, Adão, colocou sobre Adão o Seu Espírito Santo. No entanto, Adão não obedeceu a Deus e Deus tirou dele o Espírito Santo, fazendo com que Adão morresse, conforme diz a Bíblia. Deus impôs uma restrição a Adão, tornando também clara a penalidade. Para o caso de que esta restrição fosse violada, vejamos. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo, De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás. Porque no dia em que você comer dela, certamente você morrerá.
A Restrição e a Queda de Adão
A restrição imposta por Deus a Adão era que ele não deveria comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. A penalidade por violar essa restrição foi clara. No dia em que você dela comer, você certamente morrerá. No entanto, em Gênesis capítulo 3, conhecemos a história de como Satanás enganou Adão e Eva, levando-os a violar a única restrição que Deus impôs a eles, levando-os a comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Após terem consumido o fruto da árvore, e conforme Deus havia alertado, deveriam ter experimentado a morte naquele instante.
A Morte de Adão
No entanto, em Gênesis 5, descobrimos que Adão continuou a viver em seu corpo por muitos anos após ter comido da árvore do conhecimento do bem e do mal. No entanto, Deus havia declarado que, ao comer daquela árvore, ele certamente morreria naquele mesmo dia, sem margem para dúvidas. Então, o que realmente ocorreu no dia em que Adão e Eva comeram daquela árvore? Eles morreram, como Deus havia dito, ou não? Quem pode resolver este problema para nós? A resposta está na Palavra de Deus.
O Segundo Nascimento: Nascer do Espírito
Para entender o que aconteceu no dia em que Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, devemos compreender como o homem foi criado e quais eram as partes de seu ser. A Bíblia nos informa que Deus formou o homem à Sua imagem. Isso implica que, além do corpo e da alma, o homem também possuía o Espírito de Deus. No entanto, após a queda de Adão, o Espírito Santo se afastou do homem e não estava mais acessível. Desde então, Deus precisava enviar Seu Espírito sobre pessoas específicas para se comunicar com elas.
A Importância do Espírito Santo
A atuação do Espírito Santo é fundamental na vida do homem. Ele nos permite compreender as coisas de Deus e nos comunicar com Ele. Sem o Espírito Santo, o homem não pode entender as coisas de Deus, pois elas se discernem espiritualmente. A presença do Espírito Santo em nossas vidas nos capacita a viver em comunhão com Deus.
Exemplos de Atuação do Espírito Santo
No Antigo Testamento, vemos diversos exemplos de como o Espírito Santo atuava na vida das pessoas. Moisés, Otniel, Gideão e muitos outros foram capacitados pelo Espírito Santo de Deus para cumprir a vontade divina. Deus concedia o Espírito Santo a essas pessoas para que pudessem compreender a Sua vontade e agir de acordo com ela.
O Acesso ao Espírito Santo
Antes do Pentecostes, o Espírito Santo não estava disponível para todos. Ele vinha sobre pessoas específicas escolhidas por Deus. No entanto, após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Espírito Santo tornou-se novamente acessível a todos os que creem em Jesus como o Filho de Deus. Agora, qualquer pessoa que creia em Jesus e O aceite como seu Salvador pode receber o Espírito Santo.
O Novo Nascimento
Para entrar no reino de Deus, é necessário experimentar o novo nascimento, ou nascer do alto, como Jesus afirmou. Isso significa nascer do Espírito, ou seja, nascer de Deus. O novo nascimento ocorre quando uma pessoa deposita sua fé em Jesus como o Cristo, o Messias, o Filho de Deus que ressuscitou dentre os mortos. Aquele que crê em Jesus torna-se um filho de Deus e recebe o Espírito Santo em si.
O Espírito Santo no Novo Testamento
Após o Pentecostes, o Espírito Santo tornou-se novamente acessível a todos os crentes em Jesus Cristo. Agora, aqueles que têm o Espírito Santo são considerados filhos de Deus e têm acesso direto a Ele.
O Espírito Santo como Nosso Pai
Deus é nosso Pai e Ele nunca nos abandona. Ele está sempre ao nosso lado, pois o Espírito Santo habita em nós. O Espírito Santo nos leva para mais perto de Deus e nos preserva para vivermos em comunhão com Ele novamente.
A Intimidade com Deus
Ter o Espírito Santo em nós nos permite ter uma relação íntima com Deus. Ele nos leva a entender a vontade de Deus e nos capacita a viver de acordo com ela. Não estamos mais distantes de Deus, mas somos Seus filhos e podemos ter um relacionamento paternal com Ele.
O Novo Nascimento em Cristo
Por meio do Espírito Santo, somos transformados em novas criaturas em Cristo. Receber o Espírito Santo é receber a promessa de vida eterna. Agora, nós nos tornamos verdadeiramente o templo de Deus, pois o Espírito Santo habita em nós. Não estamos mais presos à herança deixada por Adão, mas herdamos a vida em Cristo.
Conclusão
Para entrar no reino de Deus, é necessário experimentar o novo nascimento, nascer do alto, do Espírito Santo. Isso ocorre quando cremos em Jesus Cristo como o Filho de Deus e O aceitamos como nosso Salvador. A partir do Pentecostes, o Espírito Santo está disponível para todos os que creem em Jesus. Agora, somos filhos de Deus e temos acesso direto a Ele por meio do Espírito Santo que habita em nós. Busque o Espírito Santo de Deus e experimente a transformação que Ele pode trazer à sua vida. Conheça a maior e melhor academia teológica do Brasil Clicando Aqui.
Ouça agora o livro de Esdras em áudio no canal Filhos da oração
Descubra como ativar o poder da oração em sua vida CLICANDO AQUI
Veja também: Mensagem de Deus para Você